Sobre o curso

Sobre o curso

O Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas do Instituto de Ciências Biológicas – ICB/UPE foi autorizado pelo Conselho Universitário através da Resolução CONSUN Nº 005/98, tendo sido implantado no ano letivo de 2000. Ao longo desses anos, o curso passou por reformas e atualizações curriculares e pedagógicas, buscando atender aos anseios da sociedade e as legislações em vigor.

O Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas da UPE apresenta uma formação diferenciada em três áreas, biotecnologia, saúde e meio ambiente. Estas áreas, denominadas ênfases, são fortemente identificadas com as novas perspectivas de atuação do biólogo, em uma visão atualizada e prática das possibilidades profissionais em mercados emergentes, não deixando, porém, de contemplar as formações para o biólogo que pretende atuar nos mercados mais tradicionalmente identificados com a profissão.

A ênfase meio ambiente prepara o futuro biólogo para fazer a análise crítica do ambiente e ser capaz de intervir para a melhoria e/ou remediação do meio. Este estudante é preparado nos aspectos relacionados a planejamento ambiental, manejo e conservação de ecossistemas, poluição ambiental, biodiversidade de ecossistemas, gestão ambiental, educação ambiental, tecnologia ambiental.

A ênfase saúde visa a formação do biólogo identificado com as áreas clínicas, que terá sua preparação voltada para as áreas de parasitologia, microbiologia parasitária, processos patológicos gerais, micologia aplicada, saúde pública, imunopatologia e hematologia.

A ênfase em Biotecnologia, por sua vez, tem o objetivo de formar o biólogo para atuação em áreas de exploração tecnológica de organismos ou partes deles, visando a produção de novos insumos e tecnologias. Nesta formação, o futuro biólogo é preparado nas áreas de tecnologia microbiana, tecnologia enzimática, biosseparação, processamento e controle de qualidade de alimentos, cultura de tecidos vegetais, biologia molecular aplicada, biotecnologia e ambiente.

Importante destacar que o Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas da UPE tem demonstrado, em todos os processos avaliativos realizados até então pelo Ministério da Educação, excelente resultado, com nota A no Provão e nota 4,0 (em uma escala até 5,0) nas provas do ENADE em todas as avaliações realizadas até o momento.

Projeto Pedagógico Ciências Biológicas UPE

Coordenação

Coordenador: Profº Dr. Filipe Martins Aléssio

Vice-coordenadora: Profª Dra. Sura Wanessa Santos Rocha

Atribuições

Guia da Coordenação de Cursos da UPE - 2018

De acordo com o Artigo 12 do Regimento Geral da Universidade de Pernambuco – UPE, a Coordenação do Curso, com função de gestão acadêmica, visa assegurar a qualidade do Curso, a unidade, a interdisciplinaridade, a integralidade, a regularidade às atividades científicas e didático-pedagógicas, a articulação com as demais Coordenadorias, com o mundo do trabalho e com a sociedade, desenvolvendo as seguintes funções (ver o PDF ao lado para saber mais):

- Acompanhar os Planos de Atividades Docentes em conjunto com o Pleno do Curso;
- Mobilizar o Pleno do Curso para o planejamento administrativo-pedagógico semestral e o cumprimento do calendário específico e das demais atividades do Curso;
- Presidir as reuniões do Pleno do Curso, congregando os docentes e as representações discentes;
- Assegurar a integralização da carga horária prevista para o curso no PPC, como uma das condições necessárias à qualidade do ensino e da aprendizagem;
- Acompanhar projetos científicos, de extensão, culturais e de planos de trabalho no âmbito do Curso;
- Assistir ao aluno nas questões didático-pedagógicas e de convivência;
- Assegurar a dinâmica e a complementaridade entre os componentes curriculares, os programas, os projetos e as atividades;
- Zelar pelo cumprimento integral do PPC, dos planos de atividades docentes e das avaliações de estudos;
- Participar do planejamento e da execução de eventos acadêmicos e culturais, em conjunto com as demais Coordenadorias e Representação Estudantil;
- Propor nomes de professores para participação em bancas examinadoras de concursos públicos;
- Propor ao Coordenador de Graduação da Unidade a criação de vagas docentes;
- Fazer cumprir as deliberações do Pleno do Curso no âmbito de suas atribuições;
- Encaminhar as demandas administrativas do Curso às instâncias competentes da Unidade, respeitando-se a estrutura hierárquica;
- Solicitar à Coordenadoria de Apoio Acadêmico as demandas técnicas de material e equipamentos necessários ao desenvolvimento curricular e demais atividades;
- Certificar as atividades de ensino, pesquisa, extensão e cultura promovidas pelo Curso;
- Monitorar o lançamento de informações pelos professores do Curso, no Sistema de Controle Acadêmico;
- Informar as faltas de professores às reuniões, encaminhando-as à Coordenadoria de Apoio às Atividades Acadêmicas;
- Apresentar à Coordenadoria de Graduação o Relatório Anual das atividades acadêmicas do Curso;
- Solicitar à Coordenadoria de Graduação para, junto à Coordenadoria de Apoio Acadêmico, promover o atendimento às demandas técnicas, de material e equipamentos necessários ao desenvolvimento das atividades;
- Desempenhar outras atividades inerentes à Coordenadoria do Curso.

NDE

O Núcleo Docente Estruturante (NDE) de um curso de graduação constitui-se de um grupo de docentes, com atribuições acadêmicas de acompanhamento, atuante no processo de concepção, consolidação e contínua realização do projeto pedagógico do curso (Resolução CONAES No 01, 17 de Junho de 2010).

O Núcleo Docente Estruturante do Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas do Instituto de Ciências Biológicas – ICB/UPE foi implantado no ano 2011, sendo atualmente constituído dos seguintes membros:

Filipe Martins Aléssio
Sura Wanessa Santos Rocha
Ana Maria de Ataídes Romaguera
Fábio Sérgio Barbosa da Silva
Mariana Guenter Soares
Betty Rose de Araújo Luz
Eliane Campos Coimbra
Roziana Cunha Cavalcanti Jordão

Matriz curricular

O curso de Bacharelado em Ciências Biológicas da Universidade de Pernambuco, Campus Santo Amaro, está organizado em 8 semestres. Possui uma carga horária total de 3.490 horas, sendo 2.370 horas de formação comum e 1.120 horas de formação específica, incluindo 200 horas de atividades complementares.

Para conhecer melhor a estrutura do curso baixe a matriz curricular clicando no documento em PDF abaixo. Para melhor visualizar os diagramas, clique diretamente na figura de interesse presente no portfólio.

Matriz curricular Biológicas UPE

Matérias desta seção

  • Encontro Pedagógico 2018.1

    por CoordBio

    No último dia 20 de fevereiro foi realizado o Encontro Pedagógico do Instituto de Ciências Biológicas do semestre 2018.1. Neste momento todos os professores do ICB foram convidados a discutir o tema "Ensino Superior baseado em competências e habilidades: conceitos e práxis docente".
    Para intermediar (...)