Semana do Biólogo 2018

(actualisé le ) por CoordBio

Apresentação

"A visão de hoje para o biólogo do amanhã"

De acordo com o pesquisador francês Jacques Monod, ganhador do Prêmio Nobel de Medicina em 1965, "entre as ciências, a biologia ocupa um lugar ao mesmo tempo marginal e central. Marginal, no sentido em que o mundo vivo constitui apenas parte ínfima e bastante "especial" do universo conhecido, de sorte que o estudo dos seres vivos parece que jamais deve revelar leis gerais, aplicáveis fora da biosfera. Mas, se a ambição última de toda ciência é a de elucidar a relação do homem com o universo, então devemos reconhecer à biologia um lugar central, pois ela é, entre todas as disciplinas, a que tenta penetrar mais diretamente no cerne dos grandes problemas que devem ser resolvidos".

Vive-se atualmente uma época excitante para biólogos, com mudanças ocorrendo em todas as áreas das ciências da vida. Uma revolução está em andamento na biologia. O principal alvo das ciências biológicas - entender a Vida - permanece o mesmo, mas a ciência tem experimentado uma grande transformação. Grande parte das mais importantes descobertas nas ciências biológicas durante a segunda metade do século XX ocorreu na interseção das disciplinas estabelecidas. Os campos interdisciplinares emergentes como a genômica, a proteômica, a metagenômica, a biologia sintética, bioquímica, bioinformática, biologia computacional, a biologia de sistemas estão levando a novas descobertas, e algumas estão mudando a maneira como pensamos e nos engajamos em pesquisa e exploramos campos biológicos estabelecidos (como a biologia evolutiva).

Esses novos campos integrados, espalhados pela diversidade das ciências da vida, estão abrindo uma vasta gama de aplicações práticas, que vão desde novas abordagens médicas, a fontes alternativas de energia, a novas bases teóricas nas ciências comportamentais e sociais.

A Semana do Biólogo do Instituto de Ciências Biológicas da UPE terá como tema "A visão de hoje para o biólogo do amanhã". Apresentará uma programação diversificada entre os dias 3 e 5 de setembro de 2018 que permitirá que estudantes de biologia e áreas afins vivenciem, através de mesas redondas, palestras, oficinas e mini cursos, uma amostra da riqueza teórica e prática da biologia.

Participe!

Programação (provisória)

03 de Setembro
HorárioEvento
9h-9h30 Credenciamento e Abertura
9h30-11h00 Mesa Redonda "A visão de hoje para o biólogo do amanhã"
- Maria Eduarda Lacerda de Larrazábal da Silva, Doutora em Oceanografia Biológica, Profª Associada do Centro de Biociências, Universidade Federal de Pernambuco.
- Érika Cavalcante Leite dos Santos, Doutora em Biologia, Universidade do Porto
- Rira de Cássia de Moura, Doutora em Ciências Biológicas, Profª Associada do Instituto de Ciências Biológicas, Universidade de Pernambuco.
- Filipe Martins Aléssio (moderador), ICB, UPE
11h00-12h00 Comemoração do Dia do Biólogo
13h00-16h00 Minicursos
16h00-17h00 Oficinas
04 de Setembro
HorárioEvento
9h00-12h00 Minicursos
13h00-14h30 Palestra "Vamos falar de ciência?", Pedro Paulo da Silva, Bacharel em Ciências Biológicas, UPE - Mestrando em Ecologia (INPA)
14h30-16h00 Palestra "Educação Ambiental e Etnosaberes", Luciana Maria da Silva, Especialista em Educação Ambiental e Veterinária - Mestranda em Orientação Pedagógica
16h00-17h00 Oficinas
05 de Setembro
HorárioEvento
9h00-12h00 Minicursos
13h00-14h30 Palestra "Bioempreendedorismo e os desafios encontrados pelos biólogos", Shalana Castro e Paulo Ayres - Hotspot Cursos
14h30-16h30 Mesa Redonda "Política Pública sobre álcool e outras drogas. Qual o lugar da Universidade neste debate?"
- Charmênia Maria Braga Cartaxo, SOPPE, UPE
- Antônio de Pádua César da Silva, Superintendência de Articulação e Regionalização da Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude de Pernambuco
- José Arturo Costa Escobar, Grupo de Estudos sobre Álcool e outras Drogas (GEAD/UFPE)
16h30-17h00 Cápsula do tempo
Encerramento

Oficinas

OficinaResponsável
1) Micologia; Reprodução, Classificação e Importância Leslie Waren Silva de Freita e Anthony Dias Cavalcante, Mestrando em Biologia dos Fungos (UFPE)
2) Técnicas de jardinagem João Victor Silva Moura, estudante de Ciências Biológicas, UPE
3) Compostagem: um processo cíclico Juliana de Melo Souza
Gabriel Amorim de Almeida Arruda
Bárbara Letícia Tenório da Silva Oliveira
Eduardo Enrique Barbosa Carvalho
Artur Torquato Pereira de Souza
4) Preparação de lâminas histológicas Profª Dra. Sura Vanessa Nogueira, UPE
5) Taxidermia de pequenos mamíferos Profº Dr Filipe Aléssio, UPE
6) Primeiros Socorros Projeto Anjos da Vida
7) Toxicologia de Serpentes Igor Soares Gouveia e Widilane Albuquerque do Nascimento

Minicursos

MinicursosResponsável
1) Paleontologia em Pernambuco Rudah Duque (UFPE)
Rizoaldo Barbosa (UFPE)
2) Coleta sanguínea e interpretação de exames Milena Marcia da Silva – Biomédica e Doutoranda em Ciências Biológicas (UFPE)
Marília Kaline - Biomédica e Doutoranda em Ciências Biológicas (UFPE)
3) Cariotipagem humana Profª Maria Luiza Rocha da Rosa Borges – Bióloga (UPE) e Doutora em Genética (UFPE)
Maria Tereza Marquim Nogueira Cornélio – Bióloga (UFPE) e Mestre em Citogenética (UFRPE)
4) Manejo e Pesquisa de Tartarugas Marinhas
5) Fermentação

Organização

Diretório Acadêmico Elizabete Malaquias, Gestão Sirenia

Coordenação do Curso de Ciências Biológicas, UPE

Direção do Instituto de Ciências Biológicas, UPE

Fotos do evento

Mesa redonda de abertura Mesa redonda "A visão de hoje para o biólogo do amanhã"