Monitoria

O Programa de Monitoria da Universidade de Pernambuco - UPE é uma ação institucional destinada exclusivamente aos alunos dos cursos de graduação, nas modalidades presencial e à distância. É efetivada por meio de projetos de ensino direcionados à melhoria do processo de ensino e aprendizagem destes cursos e ao incentivo à formação docente, envolvendo professores e alunos na condição de orientadores e monitores, respectivamente. A monitoria na UPE está regulamentada pelo Regimento Geral da Instituição, Título VI, Capítulo VII, artigos 174 e 175.

A prática da Monitoria se define como o processo pelo qual estudantes-monitores auxiliam estudantes na situação do processo ensino-aprendizagem. Além de propor procedimento alternativo ao processo de ensino-aprendizagem, a Monitoria tem como objetivos:

a. O estímulo ao interesse pelo desenvolvimento de atividades de docência, pesquisa e extensão;
b. A instrumentalização da futura prática docente do estudante - monitor através de atividades ligadas ao ensino ou à sua vivência durante a monitoria;
c. A contribuição na formação acadêmica do bolsista;
d. O estímulo a integração entre os cursos com vivências de monitorias interdisciplinares e multiprofissionais;
e. O estímulo a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no processo de ensino-aprendizagem através da monitoria on line;
f. A integração de componentes curriculares articulados com o mundo do trabalho;
g. A contribuição para a aprendizagem do estudante não bolsista;
h. A promoção da articulação entre docentes e discentes da graduação com Escolas de Aplicação localizadas no espaço institucional da UPE.

Ao tornar-se monitor, o aluno passa a contribuir, supervisionado pelo professor orientador, de modo a aprimorar seu aprendizado, desenvolver sua potencialidade docente, auxiliando os colegas no cotidiano do componente curricular que monitora. Pode participar de diversas funções na organização e desenvolvimento dos conteúdos que monitora (pesquisa bibliográfica, criação de atividades, sugestão de recursos complementares), além de possibilitar a aprendizagem de habilidades em atividades didáticas, como coordenação de grupos de estudos, orientação de discente ou mesmo apresentação de temas em sala de aula.

Manual de Monitoria da UPE