Eixos temáticos

Os eixos temáticos devem estabelecer ações permanentes, que auxiliem na formação do discente como pessoa e cidadão auxiliando-o a ver, sentir e estar no mundo, de compreender as várias implicações que se realizam durante a análise de um fenômeno nas diferentes dimensões biológica, social e cultural, buscando entender o mundo de forma holística, em sua complexidade e em sua rede infinita de relações. A integração entre diferentes componentes curriculares constitui importante base metodológica para a formação da teoria e da prática.

A proposta do Curso tem a evolução como eixo geral dos conteúdos em sua matriz buscando a transdisciplinaridade. Para tanto, objetiva-se integrar o conhecimento dos seis primeiros períodos. Deste modo, foram criados seis eixos específicos: (1) Natureza e Cultura; (2) Moléculas e suas interações; (3) Complexidade funcional dos seres vivos; (4) Construção dos saberes: EducAção e PesquisAção; (5) Diversidades e Singularidades; (6) Biólogo: um olhar holístico.

Cada eixo específico é trabalhado envolvendo os componentes curriculares do respectivo período, por docentes que coordenam atividades com diferentes metodologias. Ao final é apresentado um produto pelos discentes, por exemplo, um vídeo, uma exposição, um banner, uma mesa redonda, dentre outros.

Ao iniciar o sexto período o estudante define a ênfase da qual quer fazer parte e os componentes curriculares voltados para cada área: Ambiental, Biotecnologia e Saúde.


Matérias desta seção

  • Eixos temáticos 2018.1

    por CoordBio

    Eixos temáticos de 2018.1 e seus respectivos responsáveis, de acordo com a reunião de Pleno do Curso de Ciências Biológicas realizada no dia 7 de fevereiro de 2018: Eixos temáticos do semestre 2018.1 EixoProfessor(es) 1. Natureza e Cultura Sura Rocha e George Sidney Baracho 2. Moléculas e suas (...)